Gallery

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mobilização para testagem de HIV começa hoje em Crateús

Cerca de 70% dos pacientes com aids, que recebem medicamentos pelo SUS, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, estão vivendo cada vez mais



O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil, realiza a partir de hoje uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA, em todo o país. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro, e que foi apresentada nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. 

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância do diagnóstico do HIV/aids, sífilis e hepatites virais durante os dias que antecedem o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1° de dezembro). Com apenas uma gota de sangue, o resultado sai em 30 minutos e a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame.

O governo federal tem pressa em diagnosticar as cerca de 250 mil pessoas no país que vivem com HIV e não sabem disso.

Em Crateús, os testes serão disponibilizados no CENTRO DE ESPECIALIDADES GENTIL BARREIRAS, sito à Rua Gomes Coutinho 630, São Vicente. Sem burocracia, com apenas uma gota de sangue, o resultado sai em 30 minutos e a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame.

Cerca de 70% dos pacientes que vivem com aids no Brasil, e que estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis. Isso significa que as pessoas que têm a infecção e recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão vivendo cada vez mais.

FONTE: Portal da Saúde/ MS


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário