Gallery

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Situação é crítica no interior do Ceará e seca obriga moradores a comprar água

Quatro dos oito poços do sistema de abastecimento de água do município de Ipaumirim, localizado na região Centro-Sul do Ceará, estão secos. Com isso, apenas um terço da demanda diária da população – que totaliza 56 mil litros por hora – tem sido atendida. A situação, considerada crítica, ainda deve se agravar nos próximos meses.
A previsão inicial para a falta de água no Município era setembro, mas a situação foi antecipada. Três poços tubulares e um amazonas já secaram. "Só quatro estão funcionando parcialmente. Não dá para fazer distribuição por áreas, remanejamento, porque simplesmente a água está acabando", explica o gestor de Núcleo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Jomar Felinto.

Devido ao desabastecimento, os moradores são obrigados a comprar água de veículos particulares. Mil litros são vendidos por R$ 20. O trabalho é intenso e o abastecimento acontece por mais de 12 horas diárias: começa às 6 horas da manhã e se estende até às 19 horas. Donos de carros-pipa temem que a situação se agrave ainda mais e que as fontes hídricas atuais, poços, cacimbões e açudes sequem a partir de outubro. "Se isso ocorrer, a água precisa vir de bem mais longe", observa o proprietário de um caminhão-pipa, Lindomar de Souza.

"A situação é crítica na cidade e pior ainda na zona rural que só dispõe de um carro-pipa. Precisamos de pelo menos mais dois carros", destaca o presidente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Almir Carvalho. De acordo com ele, a falta de água chegou às áreas mais baixas e ao centro da cidade nesta semana, mas a situação já é realidade em outras localidades há mais de um ano.

Adutora

O prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves de Freitas, cobrou perfuração de poços com urgência no município. "A situação vem se agravando porque os poços secaram rapidamente. Infelizmente, a adutora do Açude Jenipapeiro ainda não foi concluída", explica.

A adutora, que deveria ter sido concluída em 2012, está apenas com 40% dos serviços concluídos. E, em decorrência da seca registrada nesses últimos dois anos, o reservatório do Açude Jenipapeiro acumula apenas cinco milhões de metros cúbicos de água. O projeto prevê que o reservatório irá abastecer as cidades de Umari, Baixio e Ipaumirim.

O supervisor de Obras da Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), Antonio Ribeiro Sales, esclarece que a adutora não foi ainda concluída porque a empresa inicialmente responsável pela obra abandonou o serviço. "Tivemos que fazer uma nova licitação, mas já estamos trabalhando no trecho e a nossa vontade é terminar o quanto antes. Apesar do nosso esforço, a obra só ficará pronta no início do próximo ano, janeiro ou fevereiro", completa.

Fontes hídricas insuficientes

No Ceará, a situação é considerada crítica em pelo menos outros quatro Municípios: Antonina do Norte, Caridade, Salitre e Quiterianópolis. A previsão da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) é de que o quadro de escassez de água no sistema de abastecimento da população atinja Crateús e Itatira. Em setembro próximo, entram na relação as seguintes cidades: Alcântaras, Baixio, Fortim, Graça, Mucambo, Pacujá, Pindoretama e Umari.

FONTE: Agência CNM de Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário